É fato que nunca se viu tanto Brasil nas passarelas. Coincidência ou não, isso acontece depois que a Prada mostrou sua coleção para o Verão 2012 com muitas cores, listras, macacos e bananas. Se isso iniciou uma tropicalização na nossa moda, um tanto melhor. O quão agradável pode ser olhar para dentro em vez de se olhar para fora. “O Brasil virou o país do presente e isso gera um aumento da nossa auto-estima, que acaba refletido em muitas áreas, moda inclusive. Nós, brasileiros, que infelizmente durante tanto tempo achamos que o legal era o que vinha de fora, começamos a entender o valor do que está aqui mesmo”, diz Maria Prata, diretora de conteúdo da Glitz TV.
Tropicalismo, brasilidade, cores fortes e uma silhueta relax e despretensiosa marcaram os lançamentos com muita estamparia de tucanos, araras, flores, folhas, borboletas, tons do pôr-do-sol, referências da cultura indígena… Muitos desses elementos, claro, não são exclusivos do Brasil, mas encontram uma forte identificação com sua cultura, clima e geografia. “A coleção da Prada legitimou de vez um desejo que já existia por aqui, o que tem seu lado bom. O Brasil é o país da vez e nosso lado tropical nunca esteve tão em alta. Só espero que a gente siga conseguindo explorar o melhor da nossa cultura e identidade, indo muito além de bananas e araras, né?”, brinca Maria.
Veja abaixo os melhores momentos deste novo brasileirismo.
MORO… NUM PAÍS TROPICAL
A estamparia com motivos tropicais e de natureza permeou as coleções com desenhos de tucanos, araras, borboletas, aves, folhagens e flores. Mas o Brasil não ficou só na imagem. Uma grande quantidade de materiais naturais e com cara de feito à mão (alguns de fato manuais) reforçou esse conceito com uso de miçangas, trabalho de cestaria e a adesão a tecidos rústicos.
ARCO-ÍRIS
Tons de laranja predominam, mas o Verão também abre espaço para o azul, lima, vermelho, preto e o branco usual. Os metalizados continuam fortes, tanto para o dia quanto para a noite. Depois da onda do color blocking, entra em cena um jogo geométrico que cruza cores e linhas, resultando em um design simples, mas de efeito. Vale mencionar o trabalho de Pedro Lourenço. ZEBRATING
O mundo da moda está listrado e aqui não foi diferente. As listras aparecem de diversas maneiras, menos encaretadas. Com mix de cores e jogo de espessuras ou com estamparia sobreposta, ela sai do universo navy e encontra diversas possibilidades de dar um sabor jovem e atual aos looks.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Especial Verão 2012: conheça os temas da moda da estação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rua Vergueiro, 2999 Vila Mariana - São Paulo/SP Fone: 11 27697908
Nenhum comentário:
Postar um comentário